Figuras de Convite heads, Panel, 1993
Design/Artist: Eduardo Nery
Hand painted and glazed ceramic tile panel. ( 6 tiles )
Edition: 32/40 + 10 Artist´s proof
Tiles: FábricaSant´Anna, Lisboa, Portugal | Tile painter: Susana Bretes
36 x 24cm
Signed and dated:: E.Nery/93 E/27/40 S.Bretes St.Anna
Ref: EN_01_2022
PT/
Painel realizado no âmbito da intervenção artística de Eduardo Nery para a o Metropolitano de Lisboa / Estação do Campo Grande em 1993, projecto de Arquitetura de Ezequiel Nicolau.
Metropolitano de Lisboa: O azulejo é em Portugal uma forma de Arte, usado desde o século XVI de modo original, em revestimentos totais das arquiteturas, transformando o interior de igrejas e palácios e, a partir do século XlX, as fachadas dos prédios. As primeiras estações do Metropolitano de Lisboa, abertas ao público em 1959, retomaram essa tradição, através de revestimentos desenhados pela pintora Maria Keil, qualificando estes espaços urbanos com a criação artística em azulejo, quase em exclusivo até aos primeiros anos da década de 1970. Maria Keil foi pioneira de uma Arte Pública que a partir de 1991 se viria a diversificar, dando início a outro ciclo de vida do Metropolitano de Lisboa, aberto a diferenciadas propostas de arquitetura e de intervenção artística, agora pluridisciplinar, de numerosos autores nacionais e internacionais, como Eduardo Nery.
O Metropolitano de Lisboa patrocina assim as Artes ainda com grande preferência pelo azulejo e contribui, pela valorização artística dos seus espaços públicos, para uma maior humanização da cidade de Lisboa.
Estação do Campo Grande: No espaço interior da estação e dentro de uma linha que reflete o seu percurso artístico, Eduardo Nery vai conceber uma decoração baseada em figuras típicas da azulejaria do século XVIII, as “figuras de convite”, que habitualmente eram colocadas à entrada, nos vestíbulos e escadarias dos grandes edíficios da época, numa atitude de boas-vindas. Eduardo Nery vai transpor estas figuras tradicionais de boas-vindas para este espaço, propondo uma junção entre o tradicional e o contemporâneo. Nas próprias palavras do artista “…este jogo dialético entre modernidade e tradição azulejar corresponde, por um lado, a uma reflexão sobre a azulejaria figurativa do século XVIII e, por outro, a uma re-criação, algo surrealizante, da pintura sobre azulejo desse período.”
Com efeito as quatro figuras, duas femininas e duas masculinas, vão ser desmontadas e novamente compostas, aproveitando a quadrícula própria do azulejo, numa representação totalmente inovadora, com um resultado surpreendente e divertido. A sua experiência artística com os conceitos da Op Art, fazem desta composição uma excelente aplicação da simulação ótica. É possível que Eduardo Nery tenha tido em conta, quando pensou nas figuras de convite, os magníficos exemplares da Quinta dos Arcebispos em Santo Antão do Tojal, e do Palácio Pimenta, locais a que esta estação confere acessibilidade, na lógica de que os locais podem inspirar os artistas quando se trata de arte pública.
Price: 5.500,00 €