Plate, c.1995
Painted ceramic
N/signed, n/dated
ø 32 cm
Ref: MG_#05_2022
PT/
Manuel Gamboa nasceu em Lagoa, Algarve, em 1925. Nos anos 50 convive com os artistas Artur Bual, Francisco Relógio e Rui Filipe, entre outros. Mantém, na altura, convivência estreita com poetas e escritores seus contemporâneos, como Manuel de Castro, J. Pressler, Herberto Helder. David Mourão-Ferreira e Natália Correia, lado a lado com Virgílio Ferreira e Sttau Monteiro, Aquilino e Tomaz de Figueiredo. Em princípio de carreira, foi subsidiado pela Fundação Calouste Gulbenkian nos seus estudos e aprendizado e, em 1960, visita Paris, onde vive temporariamente em casa do pintor D’Assumpção. Em 1964 instala-se definitivamente em Hamburgo, Alemanha, até 1987, data em que regressa a Portugal, para viver em Lagoa, a sua terra natal. Faleceu a 13 de Fevereiro de 2020, em Portimão.
Manuel Gamboa foi uma referência no mundo das artes, tendo obras suas em várias coleções de pintura públicas e privadas de grande nível, em todos os continentes. A sua obra gráfica é particularmente apreciável, quer no desenho, quer na gravura (linóleo, serigrafia), na monotipia, no batik e na cerâmica, disciplina na qual Gamboa explora o seu universo pictórico num conjunto limitado e raro de peças.
Em 1959, num acrítica para a revista Colóquio, sobre o 1º Salão de Arte Moderna da S.N.B.A., José Augusto-França refere-se a Gamboa nos seguintes termos “Brutalmente colorista…e com uma intuição admirável, ignorando culturas…”
Price on request