Ceramic Tile Panel #1, 1991
Enamelled ceramic
Made in Oficina do Castelo studio, Lisbon, Portugal
Signed, undated: Querubim, 1991
40 x 40 cm ( four tiles )
PT/
Os paineis em azulejo, ocupam lugar de destaque na produção do artista. São de tamanhos e formatos variados, representando uma grande diversidade de motivos. Encontram-se registos abstractos ou abstractizantes e outros tipos de figuração, como aves, peixes ou figuras híbridas. Utilizando constituem uma gramática expressiva própria e um profundo conhecimento e mestria técnica nos cromatismos vidrados, controlo da sua aplicação e efeito.
Estes paineis, sempre peças únicas, evidenciam no seu conjunto e ao longo dos anos de produção uma clara coerência formal, podendo ser organizadas por tipologias, tanto no que diz respeito ao formato como à figuração, características que definem a sua produção avulsa para fins comerciais, destinguindo-se claramente das intervenções em arquitectura.
Querubim Lapa (n.1925) foi um artista cuja obra constitui a referência maior da cerâmica de autor na segunda metade do século XX, em Portugal.
Conclui o curso da Escola de Artes Decorativas António Arroio em 1946, licenciando-se em Escultura e posteriormente em Pintura, pela Escola de Belas-Artes de Lisboa. A sua carreira artística desenvolve-se multidisciplinarmente, explorando inúmeras tecnologias: a escultura, a gravura, os esmaltes, a tapeçaria, o desenho e em especial a pintura. Dedica-se à cerâmica a partir de 1954, ano em que se estabelece na Fábrica Viúva Lamego com atelier próprio. A sua obra cerâmica afirma-se como um dos mais sólidos valores no contexto das artes decorativas em Portugal, especialmente pela integrada articulação com a arquitectura. A singularidade da obra de Querubim Lapa assenta no modo como se complementam os domínios disciplinares da sua formação, escultura e pintura concorrem basilarmente para a qualidade plástica da modelação, do domínio das cores e dos esmaltes.
Price on request