06 November - 09 December 2021

LARANJEIRA SANTOS

Terracotta Sculptures

PT/

LARANJEIRA SANTOS  Esculturas em terracota

O tema da Mulher é o ponto de partida para um conjunto de esculturas em terracota realizadas por Laranjeira Santos, que são evocadoras de um conjunto de expressões, que vão da jovem rapariga à mulher madura, da mulher fatal, com enorme carga erótica, plena de sensualidade, à pureza da puerilidade.

Uma exposição onde é possível seguir um percurso com peças notáveis que começa por configurações mais complexas, mas que se vão depurando até se chegar ao absolutamente essencial da forma. O que começa por ser quase naturalismo evolui até à abstração. As esculturas têm um profundo sentido poético, ao qual não é alheio o tema que as inspira, laborando o autor quase como se de um poeta se tratasse, alguém que seleciona criteriosamente as palavras, fugindo de gongorismos, de forma a atingir apenas o essencial do discurso, para que este resulte de uma pureza absoluta, mas que nunca se confunde com o fácil, ou com o simples.

É disso que se trata tão somente. Pegando no barro original, no tal pó de que todos somos feitos e do qual falava o padre António Vieira, qual demiurgo, com simplicidade e busca da forma pura, o escultor refaz a vida e do barro, não de uma costela, cria a Mulher.

Paulo Morais-Alexandre

O catálogo Laranjeira Santos, Esculturas em terracota, editado pela Objectismo, acompanha a exposição, reiterando a missão de divulgar a cerâmica de autor, em linha com o trabalho desenvolvido pela galeria desde a sua fundação, em 2013.

 

Laranjeira Santos (n.1930) licenciou-se em Escultura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Licenciatura em Escultura na Accademia di Belle Arti di Roma, Itália. Entre 1960 e 1962 foi-lhe atribuída uma Bolsa de Estudo pela Fundação Calouste Gulbenkian em Roma, Itália.

Em 1986 foi seleccionado, com mais dois escultores, num concurso público da Câmara Municipal de Lisboa para a realização do Monumento a Fernando Pessoa posteriormente interrompido. Em 2002 foi eleito, por unanimidade, académico correspondente pela Academia Nacional de Belas Artes.