Maria de Lurdes Castro

(n.1934)

PT/

Maria de Lourdes Mendes de Oliveira e Castro, conclui o Curso de Pintura Cerâmica da Escola de Artes Decorativas António Arroio em 1954, onde foi aluna dos mestres Almeida e Manuel Cargaleiro.

Entre 1955 e 1959 é responsável pela Secção de Cerâmica Moderna, na Fábrica de Loiça de Sacavém. Aqui encontra um espaço próprio para a paixão da sua vida enquanto ceramista.

Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, entre 1961 e 1964, no Instituto Statale d’Arte per la Ceramica Gaetano Ballardini, em Faenza, Itália. Escolhe para esta especialização: Laboratório e Tecnologia de Cerâmica; Pintura Cerâmica e Restauro Antigo e Moderno. Mais tarde, entre 1979 e 1982, enquanto consultora na Fábrica, a convite de Clive Gilbert, tem a responsabilidade de empreender a recuperação de formatos e decorações antigos de loiça de Sacavém, bem como a criação de novos modelos.

Professora de Desenho de Ornato, Modelação, Pintura e Tecnologia Cerâmica na Escola de Artes Decorativas António Arroio em Lisboa, entre 1964 e 2002.