Manuela Madureira

(1930-2022)

PT/

Manuela Madureira nasceu em Lisboa. Estudou Cerâmica, Escultura, Pintura, Desenho e Gravura com Manuel Cargaleiro e outros mestres das várias áreas das Artes Plásticas. Enquanto Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, entre 1961 e 1962, estudou Escultura em Pedra e Madeira no Instituto d`Arte de Florencia (Itália), e Cerâmica e Restauro no Instituto Statale d’Arte per la Cerámica de Faenza (Italia). Neste âmbito, participuo em diversas visitas de estudo a outras instituições de Arte em Itália, Dinamarca, França e Grã-Bretanha. Com uma extensa obra, principalmente na área da Escultura, Azulejaria, Pintura e Tapeçaria, o seu trabalho é desenvolvido em materiais diversos, entre eles, pedra, ferro, cerâmica, bronze ou madeira, estando algumas das suas obras de grandes dimensões integradas em Arquitectura e espaços urbanos de Portugal e de outros países.

Nos anos 80 realizou uma grande exposição de Escultura em pedra e madeira nos Jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, através de uma bolsa que a Fundação lhe conferiu para pesquisa destes materiais.

A Retrospectiva dos 35 anos de carreira, em 1993, com trabalhos desenvolvidos entre 1957 e 1993, realizou-se, também, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, através de sete exposições em Coimbra, Faro, Funchal, Aveiro, Porto, Évora e Lisboa.

Os 40 anos de carreira foram comemorados em 1998 com uma Exposição Retrospectiva no MAC – Movimento Arte Contemporânea, em Lisboa e no Palácio D. Manuel em Évora.