Ceramic Wall Plaque “Bird Woman”, c.1968-70
Modelled and enamelled ceramic
Made in F.V.L., Viúva Lamego Factory, Lisbon, Portugal
Signed, undated: Querubim, Lisboa
30,5 x 25,5 x 4 cm
PT/
Podemos afirmar com alguma certeza que a produção de placas cerâmicas de suspensão se inicia a partir da década de 60. Realizados já alguns paineis cerâmicos de maior escala para a Loja das Meias, ou Pastelaria Mexicana, é com o convite em 1963, para a decoração do Hotel do Mar, Sesimbra, que QL vai realizar um conjunto alargado de cerca de 40 placas que vão pontuar o exterior e o interior do hotel, contribuindo para o traço identitário de cada espaço, São de tamanhos e formatos variados, representando sobretudo rostos, no entanto encontramos também registos abstractos ou abstractizantes e outro tipos de figuração, como aves ou peixes ou figuras híbridas. Este tipo de placas, sempre peças únicas, evidenciam no conjunto da obra do artista uma clara coerência formal, podendo ser organizadas por tipologias, tanto no que diz respeito ao formato como à figuração. São estas as características que definem a produção avulsa para fins comerciais que o artista realizou até à década de 80, e se destingue das suas intervenções em arquitectura ou na sua produção em suporte azulejo. A produção destas peças foi na sua grande maioria realizado na fábrica Viúva Lamego, local onde o artista tinha o seu atelier.
Querubim Lapa (n.1925) foi um artista cuja obra constitui a referência maior da cerâmica de autor na segunda metade do século XX, em Portugal.
Conclui o curso da Escola de Artes Decorativas António Arroio em 1946, licenciando-se em Escultura e posteriormente em Pintura, pela Escola de Belas-Artes de Lisboa. A sua carreira artística desenvolve-se multidisciplinarmente, explorando inúmeras tecnologias: a escultura, a gravura, os esmaltes, a tapeçaria, o desenho e em especial a pintura. Dedica-se à cerâmica a partir de 1954, ano em que se estabelece na Fábrica Viúva Lamego com atelier próprio. A sua obra cerâmica afirma-se como um dos mais sólidos valores no contexto das artes decorativas em Portugal, especialmente pela integrada articulação com a arquitectura. A singularidade da obra de Querubim Lapa assenta no modo como se complementam os domínios disciplinares da sua formação, escultura e pintura concorrem basilarmente para a qualidade plástica da modelação, do domínio das cores e dos esmaltes.
Price on request