Objectismo Collection

Unique Design Furniture / Low Tables / Sideboards / Planters

Objectismo Collection – Mobiliário contemporâneo integrando azulejos modernos

A Objectismo Collection é uma linha de mobiliário contemporâneo, desenhada pelo galerista e arquitecto Nuno Cardoso.
Esta linha de mobiliário é caracterizada pela integração de azulejaria moderna.
Um primeiro conjunto de mesas de apoio em vários tipos de madeira, com detalhes em latão e vidro, integram azulejos da fábrica Viúva Lamego, Lisboa ( modelo Frieze e das encerradas fábricas Olarte, Aveiro ( modelo Facet ) e SECLA, Caldas da Rainha. Desta última, temos azulejos do ceramista Luís Ferreira da Silva (1928-2016), da década de 1960, embutidos em mesas do modelo Square.
Estas peças foram apresentadas ao público na LAAF – Lisbon Art and Antiques Fair em 2019.
A Objectismo Collection contempla a utilização de azulejaria industrial e de autor, maioritariamente provinda de antigos stocks ou salvada, prevendo o alargamento a outras peças de mobiliário, como floreiras ou aparadores.
Está ainda prevista a reedições de padrões azulejares de autores do movimento moderno português e também o uso de alguns padrões ainda em produção, como é o caso dos azulejos desenhados por Hansi Staël (1913-1961) para o Hotel Ritz, 1959, ainda produzidos pela Fábrica de Sant’Anna, azulejos agora utilizados no Aparador RITZ, apresentado recentemente na LAAF 2021.
O próximo modelo a sair será o Ellipse, contendo azulejos de padrão da autoria de Querubim Lapa (1925-2016), fabricados pela Viúva Lamego, c. 1954-56.