Exhibition, 2018

CERAMIC PLATES / Viúva Lamego Factory, Editions

Amadeo de Souza-Cardoso / Almada Negreiros

PT/

A Galeria Objectismo teve o prazer de apresentar Placas Cerâmicas / Almada Negreiros e Amadeo de Souza-Cardoso, uma exposição organizada em colaboração com a Fábrica Cerâmica Viúva Lamego (VL).

 O enorme êxito que constituiram as exposições sobre Almada Negreiros e Amadeo de Souza-Cardoso realizadas em 2017 muito regozijou a FC Viúva Lamego, pela boa opção tomada no romper deste século, ao iniciar com estes mesmos autores a edição de séries limitadas de autores em placas de grande formato.

Assim, em 2003 e 2004, reproduzindo algumas das mais icónicas obras destes dois expoentes da arte moderna Portuguesa, num exigente processo de rigor e respeito pela singularidade das suas obras, e em estreita colaboração com os herdeiros dos autores, foram produzidas pela V.L., em edições numeradas de 150 unidades, as obras de que as peças expostas constituem a reserva restante.

Desde a sua fundação que a Fábrica Cerâmica Viúva Lamego tem uma intensa ligação às realizações cerâmicas dos autores portugueses, ligação esta que mais recentemente se extendeu a muitos autores internacionais. No caso de Almada Negreiros, trata-se de um reencontro, dada a sua forte ligação a esta fábrica, expressa em muitos trabalhos nela realizados, alguns bem referenciados na exposição realizada na F.C.G em Lisboa.

Esta mostra recordou também a singular ligação entre autores e indústria cerâmica que, em Portugal e na V.L., alcançou e mantem um patamar único.

 Com esta iniciativa, a galeria Objectismo torna-se parceira da Viúva Lamego para a apresentação e comercialização de selecionadas e exclusivas obras realizadas ou a realizar nas suas instalações, por artistas nacionais e internacionais, reforçando e consolidando a importância da Objectismo no estudo e divulgação da cerâmica enquanto disciplina artística de no âmbito das artes decorativas, agora, de forma fulgurante e ambiciosa, da arte contemporânea.