BOOK

HANSI STAËL

Cerâmica, Modernidade e Tradição

Hansi Stael

Text: Rita Gomes Ferrão
76 pages
20,5 x 16,5 cm, 159 ills.
Portuguese
September 2014

17,00 € (incl. VAT)

PT/

HANSI STAEL  Cerâmica, Modernidade e Tradição

 

O livro HANSI STAËL  Cerâmica, modernidade e tradição, editado pela Objectismo acompanha a exposição HANSI STAËL | cerâmica, modernidade e tradição, produzida pela galeria Objectismo, com curadoria de Rita Gomes Ferrão.

Propõe um olhar parcial sobre a produção de uma artista cuja estadia em Portugal, no período após a II Guerra Mundial, transformou significativamente o panorama da indústria cerâmica nacional, estabelecendo prioridades anteriormente ignoradas.

Nascida em Budapeste, Hansi Staël (1913-1961) chega a Portugal em 1946, iniciando de imediato uma prolífica e variada produção plástica que viria a durar até finais da década de 50, quando partirá para Londres onde virá a falecer. No entanto, será o trabalho na direcção artística da SECLA o fundamental responsável pela sua importância no contexto da indústria cerâmica portuguesa e a principal justificação para que em 2013, centenário do seu nascimento, se prepare uma merecida homenagem, a realização de uma mostra que melhor o dê a conhecer.

O Estúdio SECLA, fundado por Staël em 1950, dá início a uma nova aproximação à produção de cerâmica industrial, fomentando a participação de artistas convidados que colaboram na elaboração de protótipos. O seu trabalho intervirá no curso da produção em série com propostas inovadoras, tanto a nível do design de cerâmica utilitária, como da concepção de cerâmica artística e decorativa, contribuindo indelevelmente para a transformação da SECLA numa referência nacional, exportando para um vasto número de países e colaborando com marcas de prestígio no mercado internacional.

Rita Gomes Ferrão, 2014