CATALOGUE

LARANJEIRA SANTOS

Terracotta Sculptures

Laranjeira Santos

Text: Paulo Morais-Alexandre
16 pages
25 x 20 cm, 24 ills.
Portuguese
November 2021

8,00 € (incl. VAT)

PT/

PAULO MORAIS-ALEXANDRE

LARANJEIRA SANTOS  Esculturas em terracota

 

O catálogo Laranjeira Santos, Esculturas em terracota, editado pela Objectismo, acompanha a exposição individual do escultor Laranjeira Santos, realizada em Novembro de 2021 na galeria Objectismo em Lisboa. Com esta publicação a Objectismo reitera a missão de divulgar a cerâmica de autor, em linha com o trabalho desenvolvido pela galeria desde a sua fundação, em 2013.

O tema da Mulher é o ponto de partida para um conjunto de esculturas em terracota realizadas por Laranjeira Santos, que são evocadoras de um conjunto de expressões, que vão da jovem rapariga à mulher madura, da mulher fatal, com enorme carga erótica, plena de sensualidade, à pureza da puerilidade.

Uma exposição onde é possível seguir um percurso com peças notáveis que começa por configurações mais complexas, mas que se vão depurando até se chegar ao absolutamente essencial da forma. O que começa por ser quase naturalismo evolui até à abstração. As esculturas têm um profundo sentido poético, ao qual não é alheio o tema que as inspira, laborando o autor quase como se de um poeta se tratasse, alguém que seleciona criteriosamente as palavras, fugindo de gongorismos, de forma a atingir apenas o essencial do discurso, para que este resulte de uma pureza absoluta, mas que nunca se confunde com o fácil, ou com o simples.

É disso que se trata tão somente. Pegando no barro original, no tal pó de que todos somos feitos e do qual falava o padre António Vieira, qual demiurgo, com simplicidade e busca da forma pura, o escultor refaz a vida e do barro, não de uma costela, cria a Mulher.

Paulo Morais-Alexandre