BOOK

QUERUBIM LAPA

Primeira obra cerâmica 1954-1974

Querubim Lapa

Text: Rita Gomes Ferrão
76 pages
20,5 x 16,5 cm, 127 ills.
PT / Portuguese
2015, October

17,00 € (incl. VAT)

PT/

QUERUBIM LAPA,  Primeira obra cerâmica 1954-1974

 

O livro QUERUBIM LAPA,  Primeira obra cerâmica 1954-1974, editado pela Objectismo, acompanha a exposição QUERUBIM LAPA,  Primeira obra cerâmica 1954-1974, realizada em Outubro de 2015 na galeria Objectismo em Lisboa. Com esta publicação a Objectismo presta homenagem à obra e ao seu autor, Querubim Lapa, contribuindo para melhor dar a conhecer a génese de uma obra fundamental, e reitera a missão de divulgar a cerâmica de autor, em linha com o trabalho desenvolvido desde 2013.

Esta publicação da autoria de Rita Gomes Ferrão, propõe uma análise centrada nos primeiros anos de produção de um artista cuja obra constitui a referência maior da cerâmica de autor na segunda metade do século XX, em Portugal.

Querubim Lapa (n.1925), conclui o curso da Escola de Artes Decorativas António Arroio em 1946, licenciando-se em Escultura e posteriormente em Pintura, pela Escola de Belas-Artes de Lisboa. A sua carreira artística desenvolve-se multidisciplinarmente, explorando inúmeras tecnologias: a escultura, a gravura, os esmaltes, a tapeçaria, o desenho e em especial a pintura. Dedica-se à cerâmica a partir de 1954, ano em que se estabelece na Fábrica Viúva Lamego com atelier próprio. A sua obra cerâmica afirma-se como um dos mais sólidos valores no contexto das artes decorativas em Portugal, especialmente pela integrada articulação com a arquitectura. A singularidade da obra de Querubim Lapa assenta no modo como se complementam os domínios disciplinares da sua formação, escultura e pintura concorrem basilarmente para a qualidade plástica da modelação, do domínio das cores e dos esmaltes.

Rita Gomes Ferrão