Ceramic Wall Plaque “Woman’s head-snail”, c.1970-75
Modelled and enamelled ceramic
Made in F.V.L., Viúva Lamego Factory, Lisbon, Portugal
Signed, undated: Querubim
30,5 x 30,5 x 4 cm
PT/
Querubim Lapa (n.1925) foi um artista cuja obra constitui a referência maior da cerâmica de autor na segunda metade do século XX, em Portugal.
A singularidade da obra de Querubim Lapa assenta no modo como se complementam os domínios disciplinares da sua formação, escultura e pintura concorrem basilarmente para a qualidade plástica da modelação, do domínio das cores e dos esmaltes.
Podemos afirmar com alguma certeza que a produção de placas cerâmicas de suspensão se inicia a partir da década de 60. Realizados já alguns paineis cerâmicos de maior escala para a Loja das Meias, ou Pastelaria Mexicana, é com o convite em 1963, para a decoração do Hotel do Mar, Sesimbra, que QL vai realizar um conjunto alargado de cerca de 40 placas que vão pontuar o exterior e o interior do hotel, contribuindo para o traço identitário de cada espaço, São de tamanhos e formatos variados, representando sobretudo rostos, no entanto encontramos também registos abstractos ou abstractizantes e outro tipos de figuração, como aves ou peixes ou figuras híbridas. Este tipo de placas, sempre peças únicas, evidenciam no conjunto da obra do artista uma clara coerência formal, podendo ser organizadas por tipologias, tanto no que diz respeito ao formato como à figuração. São estas as características que definem a produção avulsa para fins comerciais que o artista realizou até à década de 80, e se destingue das suas intervenções em arquitectura ou na sua produção em suporte azulejo. A produção destas peças foi na sua grande maioria realizado na fábrica Viúva Lamego, local onde o artista tinha o seu atelier.
Price on request