Plate “Hybrid Figure”, 1959
Enamelled ceramic
Made in F.V.L., Viúva Lamego Factory, Lisbon, Portugal
Signed and dated: Querubim 1959
ø 56 cm
*(Photo) Conjunto de peças de QL, Fábrica da Viúva Lamego, 1959
PT/
Querubim Lapa (n.1925) foi um artista cuja obra constitui a referência maior da cerâmica de autor na segunda metade do século XX, em Portugal.
A singularidade da obra de Querubim Lapa assenta no modo como se complementam os domínios disciplinares da sua formação, escultura e pintura concorrem basilarmente para a qualidade plástica da modelação, do domínio das cores e dos esmaltes.
Em linha com uma prática consolidada na capital, desde a década de 20 os artistas exibiam os seus trabalhos em locais não especializados, pela quase inexistência de galerias. Várias lojas de decoração de interiores e venda de mobiliário cumprirão esta finalidade. Neste contexto inaugura em 1956 a loja Rampa. Querubim Lapa é convidado por Conceição Silva a realizar a moldura da porta que integra o amplo envidraçado da fachada, e propõe-lhe a realização de um conjunto de peças ali destinadas para venda, a par de outros artistas. Esta produção divide-se em três tipologias: formas únicas, rodadas pelos oleiros e rodistas da Viúva Lamego, José Sanches e seu filho Ricardo Sanches, manipuladas pelo artista: peças reproduzidas por molde a partir de modelo original do autor e peças do catálogo da V.L., pintadas pelo autor. Este prato é exemplo desta última tipologia, sendo o modelo de prato com diâmetro de 56 cm.
Em 1960, QL realiza a sua primeira exposição individual de pintura, gravura e cerâmica, na Cooperativa Gravura. Exibe um conjunto de pratos e travessas de grande formato, modelos da Viúva Lamego, com pinturas representando figuras híbridas, metamorphoses de pendor surrealizante. Algumas destas peças são adquiridas pela F.C.Gulbenkian. e muito provávelmente este mesmo prato integrou essa exposição considerando a sua datação de 1959.
Price on request